Como fazer o aquecimento e desaquecimento vocal correto?

aquecimento-e-desaquecimento-vocal

Tão importante quanto cantar bem é se preparar bem. Para que isso aconteça da melhor maneira possível, o aquecimento e desaquecimento vocal são duas etapas cruciais! Entenda um pouco mais sobre elas neste artigo.

A importância do aquecimento e desaquecimento vocal

Como dito no início do texto, é preciso se preparar para cantar. E a chave para isso é o aquecimento! Afinal, é ele que estabelece a sua voz para que você consiga extrair o melhor dela sem se cansar ou ficar rouco e, o principal, sem o perigo de ferir as pregas vocais.

Já o desaquecimento trabalha o relaxamento pós show para que a sua voz volte ao “normal”. Ou seja, é ele que fará o trato vocal retornar à posição da fala depois de ter se acostumado à voz cantada após algumas horas de show.

Exercícios para aquecimento vocal

Primeiramente você pode fazer um alongamento corporal para ativar todos os músculos que serão requisitados durante a apresentação. Claro, foque naqueles relativos ao rosto e pescoço, mas não deixe o resto do corpo de lado!

Agora uma pergunta: você já viu em algum shopping aquelas cadeiras que vibram? Elas massageiam o corpo por causa do movimento e você pode fazer o mesmo na voz com a vibração labial! Faça um “brr” por pelo 3 minutos para que os músculos vocais fiquem bem preparados.

Pode-se fazer esse aquecimento vocal solto ou em um vocalize, mas não se preocupe se não conseguir executar essa vibração labial, pois muitas pessoas também não conseguem. Se esse for o seu caso, tente uma vibração com a língua fazendo “trr” ou “prr”. Depois disso, você pode fazer uma mastigação com a boca aberta ou fechada, massagens faciais etc.

Exercícios para desaquecimento vocal

Para o desaquecimento vocal o trabalho é mais simples: fique cinco minutos em silêncio depois do show, treino, aula etc. Dessa forma, o trato vocal voltará à posição da fala. Além disso, fazer sons descendentes em boca chiusa pode ser bastante útil.

Quer ver esses exercícios para aquecimento e desaquecimento vocal na prática e conhecer alguns outros bem legais? Então veja o vídeo abaixo e turbine as suas apresentações!

Talvez você vá gostar destes artigos:

Comments

comments