Como aprender a cantar? Tire todas as suas dúvidas nesse post!

Como aprender a cantar - gravando voz

TA e CT, drives vocais, melismas e diversos outros assuntos. São tantos nomes estranhos e tantas técnicas diferentes… como aprender a cantar sem ter nenhuma noção do que tudo isso seja? Será que eu estou preparado para entrar nesse mundo? Será que eu DEVO entrar nesse mundo?

Bem, muitos dos meus alunos têm esses questionamentos e realmente, o universo do canto é gigante. Mas não é por isso que você precisa ter medo dele! Com um passo de cada vez, todo mundo pode aprender a cantar. Sim, é possível mesmo se todos disserem que você é totalmente desafinado. Continue lendo o post e veja algumas dicas extraídas do meu e-book Como Aprender a Cantar! ←Clique e baixe agora!

Tenha referências

É claro que você não vai imitar ninguém, até mesmo porque é preciso desenvolver a SUA PRÓPRIA voz. No entanto, ter referências é essencial. Isso porque os cantores que você mais admira serão aqueles que te inspirarão na hora de compor alguma coisa ou ao interpretar um determinado trecho de alguma música.

E não importa se as suas referências estão envolvidas no rock, na bossa, no soul ou na mpb. Não importa nem mesmo se as referências forem instrumentais. Sim, isso mesmo! Afinal, tudo é som. Obviamente, as vozes são mais relevantes, mas músicas instrumentais também ajudarão o seu ouvido a crescer e às vezes podem te dar inspirações que nenhum cantor poderia te dar. Mantenha os “ouvidos abertos”!

Aqueça e desaqueça a sua voz

Muitos alunos me perguntam sobre como aprender a cantar, mas esquecem de terminar a frase: “como aprender a cantar de uma maneira saudável?”. Pois é, a voz é o seu instrumento e ela não pode “apresentar defeitos” a longo prazo. Então, antes de soltar a voz, é legal fazer exercícios para aquecê-la e, depois de terminar, fazer exercícios para desaquecê-la. Isso irá aumentar a longevidade do seu instrumento, além de impulsionar o seu desempenho durante o canto. Você pode ver algumas dicas sobre o tema neste artigo.

Grave a sua voz

Como aprender a cantar - gravando vozÉ comum acharmos a nossa voz feia quando a ouvimos pela primeira vez. Isso acontece porque ela ressoa em alguns locais no nosso corpo e acaba soando diferente aos nossos ouvidos. Mas essa não deve ser uma desculpa para não nos ouvirmos! Afinal, caso você ainda não tenha aulas de canto, essa é a única maneira possível de identificar quais são os reais problemas da sua voz e como melhorá-los. Muito depende de você!

 

Treine bastante!

Eu costumo falar para os meus alunos que me perguntam sobre como aprender a cantar: “treinem todo dia” e muitos acham isso estranho ou até mesmo chato. Realmente, pode ser cansativo, mas a voz trabalha com músculos que precisam ser exercitados para que a execução das músicas seja cada vez melhor.

Podemos comparar o canto com a academia. Se você malhar uma vez na semana, mesmo que durante várias horas, os resultados não aparecerão, certo? O mesmo acontece com a nossa voz. É melhor treinar meia hora por dia do que duas horas no fim de semana!

 

Gostou dessas dicas? Aqui eu falo um pouquinho sobre esse enorme universo do canto. Um bom começo para você que quer iniciar a sua caminhada tendo um desenvolvimento saudável! Quer saber um pouco mais sobre como aprender a cantar? Então baixe o meu e-book Como Aprender a Cantar!Clique e baixe agora!

Talvez você vá gostar destes artigos:

Comments

comments