Entender os músculos da voz: a chave do cantor completo

músculos da voz

Já parou para pensar sobre o que os músculos da voz fazem enquanto você está cantando? Os professores de canto sempre fazem a analogia da academia com o canto, pois em ambos os casos é feito um trabalho de fortalecimento muscular.

Mas se os fisiculturistas procuram saber como o corpo funciona para poder melhorar o seu desempenho, porque um cantor não deveria fazer o mesmo? Então vamos entrar um pouco no assunto ao longo desse artigo!

O conhecimento dos músculos da voz

Para muitas pessoas, apenas entender a lógica por trás da execução de algum tema ajuda a melhorar o seu desempenho. Isso acontece com instrumentistas que aprendem teoria musical e que ao invés de apenas seguir o coração (o que não é condenável de maneira nenhuma!), conseguem encontrar saídas racionais para encaixar uma frase perfeita em um determinado trecho da sua composição.

Para o cantor, compreender um pouco sobre a fisiologia vocal pode eliminar barreiras que antes pareciam impossíveis. Afinal, entender o que está acontecendo com o corpo pode fazer com que a assimilação de alguma manobra vocal fique muito mais clara, visto que o cérebro tentará associar o que viu ou ouviu com aquela região corporal e, portanto, tentará acessá-la.

Os músculos da voz

Então vamos ver a fisiologia vocal em ação observando a função dos músculos da laringe? Resolvi liberar, no meu canal do Youtube e aqui no blog, um dos vídeos que fazem parte do primeiro módulo do meu treinamento fechado o Treinamento Vocal Completo (TVC): “Funções dos músculos da Laringe – Fisiologia da Voz (A Laringe parte 1)”.

Nele, esse mundo fascinante da voz é mostrado em uma visão 3D, desvendando as funções do que está por trás do controle vocal e muito mais. É praticamente uma tour pela laringe, pregas vocais, músculos intrínsecos e extrínsecos da laringe, músculos tensores, adutores e abdutores!

O vídeo pertence à Universidade de Lyon e originalmente não possui áudio, então eu inseri uma locução explicando tudo sobre os músculos da voz. Ah! O vídeo é de 2015, então não repare porque eu estou um pouco mais novo hehehe.

Talvez você vá gostar destes artigos:

Comments

comments