Entrevista com o Maestro e Contratenor Marconi Araújo

Você já ouviu um contratenor? Aliás, você sabe o que é isso? Pois é, muitas pessoas acreditam que ele não existe, mas este é um fato desmentido pelo entrevistado de hoje; o maestro Marconi Araújo! Vejamos nesse post, um pouco sobre a sua biografia e o vídeo da sua entrevista.

A história do maestro Marconi Araújo

Somando mais de vinte prêmios nacionais e internacionais como cantor, compositor e diretor musical, o maestro e contratenor Marconi Araújo foi pioneiro no teatro musical brasileiro, sendo Diretor Musical e Vocal Coach da montagem brasileira de “Lés Miserables”.

Ele possui vasta experiência no ensino e coaching do teatro musical, tendo lecionado nos Estados Unidos por dois anos. Depois disso, o músico foi convidado a dar palestras e Masterclasses pelo Brasil e Américas sobre o tema, junto da pesquisadora Dra. Silvia Pinho.

Marconi Araújo, Maestro e ContratenorMarconi Araújo é graduado em Regência e Composição pela Universidade de Brasília e, nos Estados Unidos, graduou-se Mestre em Vocal Performance. Suas composições tiveram estreias mundiais em importantes salas, como a Ala Paolo VI no Vaticano (a convite do papa João Paulo II!), Chiesa S. Ignácio em Roma, além de ter se apresentado em salas como o Carnegie Hall em Nova York.

Como cantor e maestro, Marconi Araújo também atuou em óperas, concertos e teatro musical à frente de orquestras nacionais e internacionais. Podemos citar alguns títulos, como La Bohème, Lucia di Lammermoor, Madama Butterfly, O Barbeiro de Sevilha, Alzira, Carmen, Jesus Christ Superstar, Musicals (EUA), Comunittá, Garota Glamour e Pernas pro ar.

Nos últimos anos, o contratenor vem se dedicando à direção vocal de importantes segmentos, sempre trazendo a técnica especifica do teatro musical. Na TV, ele participou como diretor vocal do especial de natal “Xuxa e as noviças” da TV Globo. No Cinema, foi responsável pela direção vocal de High School Musical – O Desafio, um musical inspirado na trilogia americana que foi sucesso de bilheteria do gênero.

Seus mais recentes trabalhos incluem a direção vocal dos espetáculos “Pernas pro ar”, com Claudia Raia; Zuzubalândia; e ainda a direção musical e vocal de: “Meu amigo Charlie Brown” (Broadway version); Cabaret; New York , New York, Crazy for You, Tributo à Freddie Mercury, Musical “In Concert”, Chaplin o Musical, RAIA 30 o Musical & Ensemble Studio Marconi Araújo. ​

Como cantor, seus trabalhos incluem: concerto em Manaus executando a Missa de Sta. Cecília do Pe. José Mauricio Nunes Garcia e o concerto “Il Barroco per Alto” com árias de virtuosismo da Ópera Séria Barroca, ambas como contratenor solista e respectivamente dirigidos pelos Maestros Luiz Malheiro e Marcelo de Jesus, em Manaus.

O maestro Marconi Araújo também se dedica ao ensino do “Belting Contemporâneo” pelo Brasil. Seu conteúdo é baseado no seu livro de mesmo título, da editora MusiMed.​

A entrevista com o maestro Marconi Araújo

Vários temas são abordados na entrevista, mas nesse primeiro recorte o contratenor fala um pouco sobre o início da sua carreira e sobre a própria classificação vocal . Ótimo para quem tem dúvidas sobre esse assunto!

Ao longo do vídeo, você verá um pouco sobre como foi o início de sua carreira e até mesmo como ele ficou sem cantar por dois anos! Além disso, um pouco sobre as classificações vocais, mas não vamos falar muito para não dar spoiler… veja a entrevista!

Se você gostou do vídeo, compartilhe-o com os seus amigos! Além disso, fique ligado porque já já eu vou lançar as outras partes dessa entrevista maravilhosa com o maestro e contratenor Marconi Araújo.

Comments

comments

  • Harley Harley

    Amei