Os melhores exercícios para alcançar mais agudos!

como-alcançar-mais-agudos

“Como alcançar mais agudos?” é sempre, sem sombra de dúvidas, a principal dúvida que os alunos trazem nas primeiras aulas. E não existe segredo para melhorar a emissão de notas altas, basta estudar e treinar bastante. Então, veja nesse post alguns exercícios que podem te ajudar nessa caminhada!

Ah! Mas antes disso, faço duas ressalvas. A primeira delas é: treine diariamente! Tenho certeza que você irá melhorar, caso faça essa “bateria de exercícios” uma vez ao dia durante dois meses. Por fim, pratique todos os vocalizes indo do Sol 3 ou Dó 4, caso você seja homem, ou do Si 3 ou Sol 4, caso você seja mulher. Agora vamos a eles!

“nhé” e ditongos

Primeiramente, pegue uma das notas supracitadas e cante-a dizendo “nhé”. Como se fosse um miado e com bastante leveza ao tentar alcançar mais agudos! Em seguida, faça uma escala descendente falando a mesma sílaba em todas as notas.

Ditongos como nei, moi e mui também são muito úteis para trabalhar os seus agudos e você pode executá-los com o mesmo vocalize proposto no parágrafo anterior.

mala, mela, mila, mola e mula

Essas “palavras” também geram ótimos exercícios para alcançar mais agudos. Para isso, fale a primeira sílaba de alguma delas em uma determinada nota e desça livremente segurando a vogal e terminando tudo com a outra sílaba. Sempre com leveza!

Ao fazer esses exercícios, é importante observar se você está expelindo muito ou pouco ar. Tente soltar a menor quantidade possível, deixando o som mais metálico e menos soproso para ativar a ressonância correta. E depois de todo esse trabalho, sabe qual é o melhor? Quando você aplica a técnica certa, a transformação é gigante.

Para exemplificar, eu demonstro esses exercícios no vídeo abaixo e conto a história de um aluno guitarrista que tinha muita dificuldade para chegar em notas altas. No entanto, depois de algumas aulas, ele acabou largando a guitarra e hoje é o frontman de uma super banda de rock! Assista e também descubra como alcançar mais agudos.

Comments

comments