3 exercícios essenciais para alcançar mais graves!

Como alcançar mais graves

Muitos dos meus alunos, amigos e pessoas de vozes mais agudas, na grande maioria, tem bastante dificuldade em chegar nos extremos graves. Sendo assim, algumas perguntas ficam no ar: como alcançar mais graves? Será que todos podem ter graves tão bonitos como os do Elvis Presley?

Bem, não posso afirmar que os seus graves serão iguais ou semelhantes aos do Elvis, pois cada voz é uma voz, mas tenho certeza que você também pode ter graves bonitos! Basta se esforçar um pouco fazendo alguns exercícios que mostrarei aqui e no vídeo ao final do post!

Faça o “espaguete sugado”

Sabe quando você está almoçando aquele delicioso macarrão e precisa sugá-lo para mastigar? Então, tenha isso em mente, finja que está comendo a massa e perceba como a laringe desce um pouco. Percebeu? Esse é objetivo, sendo o primeiro passo para alcançar mais graves.

Aqui, deve-se prestar atenção no movimento da laringe e tentar condicionar o seu corpo a mantê-la baixa quando for necessário, pois é isso que trará a qualidade vocal desejada. Faça dez repetições desse exercício diariamente!

Fale com a laringe baixa

Notou que a sua voz ficou um pouco mais escura ao fazer o exercício anterior? Pois é, sem entrar em muitos detalhes teóricos sobre o som, você conseguiu alcançar mais graves. Agora, brinque um pouco com essa sua nova sonoridade falando algumas palavras ou sílabas como “ei”, “e aí” e “mano” etc.

No entanto, é preciso tomar cuidado para que a voz não fique muito “fofa” ao abaixar a laringe. Portanto, preste atenção para que o seu posicionamento laríngeo seja adequado e dê a cor que você deseja nesse exercício.

Faça vocalizes para alcançar mais graves

Pensou que ia ficar sem vocalizes? Nada! Pegue o seu instrumento, ache a região grave da sua voz e (com a laringe baixa) faça um vocalize com as sílabas “ba” e “bu”. Lembre-se: sempre diariamente!

Não tem nenhum instrumento para fazer isso? Não tem problema! Eu fiz um vídeo explicando todas essas dicas detalhadamente e, claro, com o vocalize no final para que você possa fazê-lo junto de mim. Então dê o play e comece agora a alcançar mais graves!

Comments

comments