Hit The Road Jack – Ray Charles (Davi Carvalho Cover)

Hit The Road Jack - Cover

Hit the Road Jack é o cover da vez! A música feita por Percy Mayfield em 1960 ganhou fama um ano depois, ao ser gravada pelo pianista e cantor Ray Charles com a vocalista Margie Hendricks dos The Raelettes. Mas antes de irmos à canção, vejamos um pouco mais sobre a história do gênero no qual ela está inclusa.

Rhythm and Blues

Louis Jordan and His Tympany Five foi um dos pioneiros a fazer sucessos no Rythm and Blues (ou simplesmente R&B). Com músicas Jazz-Blues, ele passa a fazer sons mais dançantes e simples, atingindo um público maior e quebrando a separação musical entre brancos e negros.

O exemplo mais concreto de reconhecimento do R&B aconteceu em 1945 com a canção Caldonia. O Jump Blues foi a primeira manifestação reconhecida do gênero, marcando Louis Jordan como o pai do Rhytm and Blues. 

De acordo com Fats Domino, um dos maiores cantores, compositores e pianistas do Rock n’ Roll e do R&B, “o Rhythm and Blues não tem diferença do Rock and Roll“. E com a explosão deste gênero, o R&B se fortaleceu ritmicamente até evoluir em mais estilos como o Soul.

Ray Charles, cantor de Hit The Road JackNesse sentido temos o exemplo de I Got Woman de Ray Charles, um dos maiores clássicos do Rock, sendo lançada sete anos antes de Hit The Road Jack. Também não podemos nos esquecer de citar Little Richard que foi o ídolo de James Brown e Otis Redding.

Por fim, eu sempre recomendo conhecer a fundo as histórias dos gêneros musicais e dos principais artistas de cada um deles. Afinal, a música evolui e um músico diferenciado carregada toda essa bagagem musical. Portanto, deixo algumas referências do R&B contemporâneo para você, como Michael Jackson, Prince, Lionel Richie, Whitney Houston e Janet Jackson.

Estes nomes levaram o R&B ao Mainstream nos anos 80, mas a partir dos anos 90 temos Mariah Carey, Boyz II Men, Babyface, D’Angelo, Erykah Badu, Lauryn Hill, Janelle Monáe e diversos outros. Mais recentemente temos os vencedores do Grammy; Ashanti, Usher, Ne-Yo, Mary J. Blige, Alicia Keys, Toni Braxton, John Legend and The Roots e a premiadíssima Beyoncé Knowles.

 

Cover da Hit The Road Jack

Falando um pouco da parte técnica, usei o registro médio e um sub-registro do registro médio com menor participação do músculo TA e uma ação maior do CT. Isso possibilitou o esticamento das pregas vocais e a emissão do agudo na frase “what you say?”.

No entanto, ainda mantive um bom grau de adução (fechamento) nas pregas vocais, recurso técnico também conhecido como “voz mista” ou “voz do meio”. Esse recurso foi utilizado para substituir o “grito danoso” que Ray Charles fazia, prática que o levou a ter uma rouquidão sempre presente em sua emissão vocal.

Se você gostou desse cover da Hit The Road Jack, curta nossa fanpage no Facebook, nosso canal no Youtube e compartilhe o vídeo com os seus amigos! Também não se esqueça de fazer o cadastro na lista vip do vocal completo para receber nossos conteúdos em primeira mão!

Comments

comments