A importância dos cuidados com a voz para o cantor

cuidados-com-a-voz

Hoje, dia 16 de abril, é o dia mundial da voz! Essa celebração surgiu em 1999 no Brasil, mas se elevou para o patamar mundial em 2003 quando também passou a ser celebrada nos EUA, Europa e Ásia. O objetivo principal desse dia é chamar a atenção da população em geral para os principais cuidados com a voz, deixando todos mais alertas a qualquer tipo de alteração que podem ser sinais de doenças.

A pouca importância dada à saúde vocal

Alguns profissionais como jornalistas, cantores, locutores, atores, e outros, talvez estejam mais familiarizados com assuntos relativos ao tema porque trabalham diretamente com as suas pregas vocais. No entanto, nem todas as pessoas dão a devida atenção a ela.

Muitas delas não têm interesse no que se refere aos cuidados com a voz, formando um grupo negligente em relação ao assunto. Essas pessoas não tem a mínima noção de como os excessos com a voz podem gerar efeitos negativos, impactando diretamente a qualidade de vida de qualquer um!

Doenças decorrentes de poucos cuidados com a voz

O câncer de laringe é um exemplo preocupante de como a falta de atenção à saúde vocal se manifesta. As principais causas desse problema são o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas, mas felizmente as taxas de cura e reabilitação completa são boas. Para prevenir a doença, tenha uma dieta rica em frutas (principalmente cítricas) e verduras e, claro, sempre longe do álcool e do tabagismo!

Um problema que atinge muitos profissionais da voz é o nódulo nas pregas vocais. A doença surge devido ao esforço vocal inapropriado, como falar muito alto ou por muito tempo, emitir sons com bastante força, gritar constantemente etc. Nesse caso, o tratamento é feito por meio de um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo, sendo que as vezes a intervenção cirúrgica é necessária.

Para ficar bem longe desses problemas, eu criei um vídeo no qual explico alguns dos principais cuidados com a voz que todo cantor precisa ter. Vamos comemorar o dia mundial da voz cantando bastante, mas sempre com responsabilidade para manter a saúde vocal!

Talvez você vá gostar destes artigos:

Comments

comments