Morre o virtuoso Chris Cornell, a voz do grunge

a-voz-do-grunge

Hoje, dia 18 de maio de 2017 é com certeza um dia de luto para o rock, pois neste dia perdemos um dos maiores vocalistas do gênero no mundo: Chris Cornell. Ele foi encontrado morto na noite de ontem, aos 52 anos, após fazer um show com o Soundgarden no Fox Theatre, em Detroit. 

De acordo com o twitter oficial da agência de notícias The Associated Press, os médicos legistas confirmaram que o cantor cometeu suicídio por enforcamento. Triste, mas as suas obras permanecerão vivas em nossos corações.

A voz do grunge

Chris Cornell começou a sua estrada na música desde cedo tocando piano e bateria, mas foi como vocalista que ele trilhou o seu caminho. Aos 20 anos, ele formou o Soundgarden (junto do baixista Hiro Yamamoto e do guitarrista Kim Thayil), dedicando-se exclusivamente à voz, embora tenha começado também sendo o baterista.

chris-cornell-a-voz-do-grunge-2A banda logo se tornou uma das principais do movimento Grunge de Seattle, junto de outras como Nirvana, Pearl Jam e Alice In Chains. Dentre os grandes sucessos do Soundgarden, podemos citar músicas como Black Hole Sun, Fell On Black Days, Rusty Cage e Jesus Christ Pose.

Mas o trabalho da voz do grunge não se resume a apenas uma banda. Chris Cornell também cantou na Temple Of The Dog (banda que homenageou Andrew Wood, vocalista da Mother Love Bone que morreu após uma overdose), na Mad Season e no Audioslave, além de ter feito alguns álbuns solo.

No Audioslave, o vocalista também alcançou bastante sucesso ao lado do guitarrista Tom Morello e do baixista Tim Commerford, ambos ex- Rage Against The Machine. Juntos, os três fizeram grandes hits como Like a Stone, Cochise e Show Me How to Live.

Um ídolo

Eu particularmente senti muito essa perda, pois ele foi uma das minhas principais influências no rock desde o Soundgarden. Na época que conheci a banda, Black Hole Sun foi uma das suas músicas que mais me marcaram.

Por fim, deixo pra vocês, como uma homenagem à voz do grunge, minha versão da música Like a Stone do Audioslave que foi postada aqui no blog e no Youtube. À Chris Cornell e toda a sua família, minhas sinceras condolências…

Comments

comments