Dominando os estilos: rock e suas vertentes

público do rock e suas vertentes

À partir de hoje, em todo início do mês, eu vou compartilhar aqui no blog algum conteúdo do módulo “Dominando os Estilos” que faz parte do Treinamento Vocal Completo. Nesse mês, irei abordar o rock e suas vertentes, falando um pouco das suas características, principais bandas, cantores etc. Veja tudo isso ao longo do artigo!

O início do rock

O rock and roll surgiu nos Estados Unidos ao fim dos anos 40 e rapidamente se tornou um dos estilos musicais mais populares na terra do Tio Sam. O mais curioso é que o gênero foi quase que uma epidemia, se espalhando pelo mundo inteiro com a mesma rapidez que conquistou os corações dos norte americanos.

As raízes do rock foram calcadas em outros estilos como: country, gospel, folk, country, jump blues, Chicago blues, western swing, boogie-woogie e R&B. Além disso, como todos nós sabemos, o instrumento mais comum no rock e suas vertentes é a guitarra. Às vezes, as bandas têm até mesmo 2 guitarristas, sendo que um faz a guitarra base e o outro a guitarra solo.

guitarra-rock-e-suas-vertentesEm geral, as bandas de rock são compostas por quatro (ou cinco) músicos: vocalista, guitarrista, baixista, baterista e, às vezes, tecladista. No entanto, até a guitarra roubar a cena, também haviam alguns pianistas e saxofonistas. No gênero, a batida é essencialmente uma mescla do blues com o country tendo o contratempo mais marcado.

O rock e suas vertentes tiveram um grande impacto mundial não só na música, mas também no cinema e na televisão, na moda, no comportamento social das pessoas, atitudes e linguagem.

O rock e suas vertentes

O gênero teve diversas ramificações ao longo do tempo, mudando bastante desde o seu início com Chuck Berry e Rosetta Tharpe. Falando um pouco sobre eles, o primeiro é considerado o “Pai do Rock”, tendo contribuído bastante ao misturar o Jump Blues e o R&B. E se o rock tem um pai, obviamente ele tem uma mãe que foi Rosetta Tharpe, uma cantora, compositora e guitarrista de música gospel.

Rosetta foi a pioneira do estilo no século XX ao misturar o gospel com o incipiente rock dos anos 30. Inovadora, ela impactou a história da música americana pela sua técnica na guitarra que evoluiria para o estilo do rock and roll interpretado por Chuck Berry, Elvis Presley, Little Richard e muitos outros artistas que receberam essa influência como Eric Clapton, Bob Dylan, B.B King, Johnny Cash e outros.

Nessa época inicial, tínhamos bastante do desenvolvimento do rockabilly que depois se ramificou no rock e suas vertentes: blues rock, surf music, country rock, classic rock, rock psicodélico, rock experimental, rock progressivo, hard rock, punk rock, new Wave, heavy metal, trash metal, gothic, hardcore, grunge, metal melódico, indie rock etc. Sim, é bastante coisa!

E nesse miolo de informações, vale a pena destacar o pop rock, no qual a palavra “pop” vem de música popular. Sendo assim, essa vertente acaba sendo associada ao mercado jovem e a uma proposta mais comercial e passageira, o que justifica um pensamento industrial. Logo, dentre o rock e suas vertentes, esta é sonoramente menos radical em relação a outras como o heavy metal e o punk.

Capa do álbum Pet Sounds da banda The Beach Boys no rock e suas vertentesO pop rock encontra forças em grandes bandas como U2 e Beach Boys. Inclusive, essa última é uma das bandas mais influentes da história do rock e do pop, cujo álbum Pet Sounds (1966) é considerado uma das maiores obras primas da história da música!

Bem, eu sei que o rock’n roll tem muita história pra contar, mas não “rolla” (hehe) falar tudo aqui. Então eu gostaria de fechar, mencionando os nomes de alguns dos principais artistas e bandas que representaram a bandeira do rock em todos esses anos: Beatles, Rolling Stones, Queen, Led Zeppelin, ACDC, Kiss, Pink Floyd, Ramones, The Police, Sex Pistols, Blondie, Iron Maiden, Angra, Metallica, Sepultura, Soundgarden, Pearl Jam, Alice In Chains, Nirvana, Audioslave, Aerosmith, Guns’n Roses, Mutantes, Barão Vermelho, Velhas VIrgens, R.E.M, Radiohead, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Raul Seixas, Rita Lee, Alanis Morissette, Cazuza, Cassia Eller e muitas, muitas outras!

Gostou de ler esse conteúdo retirado do curso Vocal Completo? Deixe um comentário para eu saber se esse texto sobre o rock e suas vertentes te ajudou de alguma forma! E ah, na próxima semana eu vou falar de algum grande vocalista do gênero, analisando a sua carreira e os seus feitos. Aguarde!

Talvez você vá gostar destes artigos:

Comments

comments